|
|
Opinião de NUNO ROGEIRO
Aconselho este canal de podcast onde se pode ouvir ou re-ouvir a opinião de Nuno Rogeiro no Rádio Clube.Para tal basta copiar o URL deste link e cola-lo no agregador de podcast, bem junto ao canal de podcast do Delírios de um Vagabundo.
Dedicada à borboleta de mais belas cores e formas...
Foto de vitordias in Fotografias na net
Todos os dias tenho apresentado um blog e hoje não é excepção.
Criado “no âmbito do Mestrado em Informação e Jornalismo da Universidade do Minho” tem arquivos desde Abril de 2002, é um dos mais antigos blogs sobre jornalismo com uma pertinente actualização.
Foto da greve estudantil de Maio de 68 |Estaremos perante algo semelhante? Estão previstas para hoje e para os próximos dias mais greves na cidade de Paris. Estudantes universitários e liceais de toda a França preparam-se para uma “mega” manifestação contra as medidas do Governo Francês que prevê que os empregadores possam despedir jovens com menos de 26 anos, nos dois primeiros anos de contrato sem qualquer motivo. Só espero que Portugal não tenha a infeliz ideia de copiar estas atitudes incompreensíveis. Saiba mais: PÚBLICO | JN | GOOGLE NEWS |
Não resisti e tive de colocar esta...
Não o descobri agora, mas aqui vai a referência… O blog do provedor é mais uma ferramenta que facilita o contacto com os leitores… principalmente com os que como eu preferem aceder à informação on-line. «O blog do Provedor dos Leitores do PÚBLICO foi criado para facilitar a expressão dos sentimentos e das opiniões dos leitores sobre o PÚBLICO e para alargar as formas de contacto com o Provedor.
Este blog não pretende substituir as cartas e os mails que constituem a base do trabalho do Provedor e que permitem um contacto mais pessoal, mas sim constituir um espaço de debate, aberto aos leitores, à Direcção do Público e aos seus jornalistas em torno das questões levantadas pelo Provedor.
Serão aqui publicados semanalmente os textos do Provedor dos Leitores do PÚBLICO e espera-se que eles suscitem reacções. O Provedor não se pode comprometer a responder a todos os “posts” nem a arbitrar todas as discussões que aqui tiverem lugar. Mas ele seguirá atentamente tudo o que for aqui publicado.»
http://provedorpublico.blogspot.com/
Muitas vezes usamos a expressão OBRIGADO, num gesto de boa educação. Mas porque é que a usamos? Qual o seu sentido? Imagine a seguinte situação, está frente a uma porta, consigo está mais uma pessoa que simpática lhe abre a porta e a deixa passar, agradecerá a essa pessoa usando a expressão em causa (obrigado), experimente no entanto usar uma mais completa: "Fico obrigado a ter o mesmo comportamento, em situação semelhante, para consigo." Assim contextualizado é mais fácil entender o sentido da expressão OBRIGADO. Numa situação de abrir a porta da próxima vez, o ficarmos obrigados a faze-lo não é muito incomodo, existem situações em que ficar obrigado à reciprocidade não é de todo agradável nem desejável, mas para o caso a força da expressão banalizou-se e perdeu a sua força original. Voltando ao exemplo para ver a resposta, que se a outra pessoa for também ela bem educada, dará quando posta na situação de alguém a obrigar-se perante ela, a ter gesto igual numa próxima situação. A resposta será "De nada", mas que quer isto dizer, mais uma vez completemos a frase, pelo que ficará: "Não está obrigada de nada.", livrando-nos assim desta forma da nossa obrigação. Acabado o exemplo vemos que OBRIGADO não será a melhor expressão a usar, ou aquela que melhor traduz o nosso espirito. Quando usamos o OBRIGADO é porque estamos gratos e não porque nos sentimos forçados, logo a palavra mais adequada ao nosso estado de espirito será AGRADECIDO, mostra a nossa gratidão, o nosso reconhecimento pelo favor recebido. Mas sempre será melhor usar o obrigado mesmo que errado, do que não reconhecer algo que alguém tenha feito por nós... por isso se estiverem na dúvida agradeçam com OBRIGADO ou AGRADECIDO, mas agradeçam... Agradecido; por me lerem o texto e ... pensem nisto...
Mais uma vez só porque me apetece… deixo aqui mais um blog… que “anda meio jogado às traças“ mas que me breve terá actualização…
«Uma típica geminiana, boêmia, diagramadora, webdesign, jornalista e agora professora ... "Estranho seria se eu não me apaixonasse por você, o sal viria doce para os novos lábios, Colombo procurou as Índias mas a Terra avisto em você" Nando Reis» É esta a apresentação que Aletra Deves faz do seu blog… isto porque mesmo sem “estudiosos” de webjornalismo todos têm direito aos seus delírios…
www.aletadreves.blogspot.com
Eu já tinha avisado, pois bem… O blog Delírios de um Vagabundo já tem o seu próprio canal de podcast. Para que os leitores possam também ser ouvintes este canal vai reunir musicas ao vivo, entrevistas, programas de rádio, ou mesmo textos (falados) meus. As temáticas são as mesmas do blog, jornalismo, publicidade e lazer também. Podem assinar o canal copiando este link, ou no menu ferramentas. Se querem saber mais sobre podcast ou agregadores de podcast vejam este artigo.
Foto de raraujo in Fotografia na NetHá duas coisas que exercem um fascínio sobre nós. A LUA e o MAR.
«Procurava a calma e a tranquilidade. Fui até à praia, junto ao molhe. A escuridão da noite era o refúgio perfeito para me esconder de tudo. Sentia o aroma salgado do mar ou das minhas lágrimas, e som das vagas embalava-me. As nuvens que cobriam o céu escureciam ainda mais a noite. De repente uma luz, um brilho mais forte que me despertou. No céu surgia a lua, brilhante, forte. No mar reflectia a sua luz. De repente esqueci porque estava ali e só conseguia olhar para a lua e para a sua luz no mar. Não sei se foram apenas as ondas, talvez tenha sido apenas uma ilusão de óptica mas juro que vi do mar erguer-se uma mulher. Poderia ter sido apenas o reflexo da lua nas ondas do mar. Mas o que deve ter sido apenas um instante prolongou-se em mim como uma foto capturada naquela noite. Aquele frame temporal é ainda agora a menina do mar, filha da lua e do mar, que me desperta a cada noite escura de angústia»
Mais uma vadiagem pela net fui ter a um blog de “referência” daqueles que têm uma actualização constante e interessante:
“Weblog sobre media em português. Com ligações para artigos interessantes e para estórias de jornalismo e jornalistas. De segunda a sexta.” É esta a apresentação que António Granado faz do seu blog, vencedor do Deutsche Welle International Weblog Awards 2004 para a categoria de melhor blog jornalístico em português.
Principais alterações ao Código Penal: Jornalistas: SEGREDO DE JUSTIÇA – O crime de violação do segredo de justiça, actualmente comum, é restringido, passando a abranger apenas as pessoas que contactem com o processo – magistrados, advogados, polícias, funcionários judiciais e outros sujeitos ou participantes processuais. COMUNICAÇÃO SOCIAL – Os terceiros, incluindo os jornalistas, que divulguem elementos do processo só serão punidos pelo crime se prejudicarem a investigação. CRIME – Considera-se que as notícias dos jornalistas prejudicam a investigação quando revelam antecipadamente meios de prova ou obtenção de prova, medidas de coacção ou de garantia patrimonial e a identidade de testemunhas sob protecção ou de agentes encobertos. PENAS – Em todos os casos, a pena mantêm-se inalterada, quer para as pessoas que contactam com os processos directamente quer para os terceiros que o façam indirectamente. FONTE: DN (papel) 13 de Março de 2006; pag 17
Aqui fica a indicação para todos os interessados neste tema cada vez mais importante para os jornalistas. Actualmente as relações com maiores complicações para os jornalistas são as que interferem com a “liberdade de imprensa” e com o “segredo de justiça”.
Muito se fala de Bolonha, mas creio que até agora ninguém sabe muito bem o que é, quais os objectivos e se vai ser algo bom ou mau. Pessoalmente vejo lados bons e maus. Mas aqui fica a referência a um artigo de Diogo Pires Aurélio no DN falando das vantagens da “revolução” de Bolonha.
... foi considerada a palavra do ano. Mas o que é o podcast? De uma forma muito simples trata-se da publicação de ficheiros de som (ou vídeo) aos quais pode ser acompanhada a actualização através do uso de um rss. Radio.com [António Granado fala de podcast na TSF] Como este Vagabundo se interessa por coisas como a comunicação na web aqui fica a referência a um pequeno programa para agregar podcasts e fazer o download dos ficheiros de som. Em breve, muito em breve também este blog vai ter o seu próprio canal de podcast. Já domino a tecnologia só me falta o conteúdo.
[PROGRAMA AGREGADOR] JUICE [LINKS DE PODCAST] Wikipédia | TSF | Google
Foto de MarioG in fotografia na net
Mais um daqueles momentos que a história parece ficar presa num instante perfeito.
Para visualizar a foto com a verdadeira qualidade cliquem nela...
Foto de João Simão in Delírios de um Vagabundo
Já que hoje coloquei duas fotos aqui fica mais uma, com menos qualidade mas da qual também gosto bastante.
Local: Jardim do Lago na Covilhã
Foto de Maria São Miguel in fotografia na net
O título da foto é Náufragos Vivos. Nas minhas vadiagens por este mundo de bites e bytes encontro sempre coisas interessantes. Este site Fotografia na net, tem imagens muito bonitas. Escolhi esta foto apenas pelo detalhe, pelo contraste, pela sensação que transmite. Há detalhes da vida que nos passam tão rápido que nem damos conta da magia que eles encerram.
Anarquismo é uma palavra que deriva da raiz grega αναρχία an (não, sem) e archos (governador) e que designa um termo amplo que abrange desde teorias políticas a movimentos sociais que advogam a abolição do Estado enquanto autoridade imposta e detentora do monopólio do uso da força. De um modo geral, anarquistas são contra qualquer tipo de ordem hierárquica, defendendo, pelo contrário, tipos de organizações horizontais e libertárias. A própria definição adoptada pela maioria dos dicionários, mostra a deturpação etimológica que a palavra anarquismo sofreu durante o tempo. Uma das visões do senso comum sobre o tema é na verdade o que se considera "anomia", ou seja, ausência de leis. FONTE: WIKIPÉDIA
Ora a definição está aqui. Agora querem exemplos? Isto de viver em sociedade ou fazer algo em grupo pode por vezes ser complicado. Nem todos seguem as regras, nem todos têm respeito pelos outros e por vezes as coisas correm mal. O anarquismo não é por si pior que a democracia. Mas quando alguém não respeita os outros e se tenta sobrepor a eles usando o mesmo poder que todos têm… isso meus amigos, já é coisa que não é boa. Por isso este meu blog é assim, democrático… [lol] eu mando nele, escrevo o que me der na real gana, ninguém mais altera nadinha do que eu faço… mas, e como sou simpático, quem quiser desabafar sobre as minhas “sábias”* palavras pode faze-lo livremente nos comentários… Não somos todos felizes assim? *Perdoem-me o ataque de modéstia.
Mais uma vez na vadiagem… Embora sejam super populares, aqui fica uma referência a um blog que é velhinho e que há muito que anda ai na marretada a tudo o que mexe. Dizem-se o blog livre que não quis ser livro. Um conjunto de bloggers anónimos (julgam eles) escrevem sobre vários assuntos com um humor inteligente muitas vezes acompanhado de boas imagens e imagens boas… Não são de esquerda nem de direita e também não se podem ver no centro. São populares vejam porquê: www.marretas.blogspot.com
Direitos de autor, propriedade intelectual, e coisa do género são muitas vezes debatidas e motivo de discussão. Pessoalmente vejo os direitos de autor na Internet como grandes diferenças em relação a outros meios. Se está na net não tenho problemas em copiar e colar, num site ou blog meu, sempre indicando a fonte. Se já está on-line copiar o texto ou a imagem e publica-la num blog é o mesmo de colocar um link para esse artigo ou imagem. Agora fazer copiar e colar sem indicar a fonte? Isso já é “roubo” dar o seu a seu dono. Quem faz tem o direito de ser reconhecido por esse trabalho. Não concordam comigo?
|
|