Muitas vezes usamos a expressão OBRIGADO, num gesto de boa educação. Mas porque é que a usamos? Qual o seu sentido?
Imagine a seguinte situação, está frente a uma porta, consigo está mais uma pessoa que simpática lhe abre a porta e a deixa passar, agradecerá a essa pessoa usando a expressão em causa (obrigado), experimente no entanto usar uma mais completa: "Fico obrigado a ter o mesmo comportamento, em situação semelhante, para consigo." Assim contextualizado é mais fácil entender o sentido da expressão OBRIGADO.
Numa situação de abrir a porta da próxima vez, o ficarmos obrigados a faze-lo não é muito incomodo, existem situações em que ficar obrigado à reciprocidade não é de todo agradável nem desejável, mas para o caso a força da expressão banalizou-se e perdeu a sua força original.
Voltando ao exemplo para ver a resposta, que se a outra pessoa for também ela bem educada, dará quando posta na situação de alguém a obrigar-se perante ela, a ter gesto igual numa próxima situação. A resposta será "De nada", mas que quer isto dizer, mais uma vez completemos a frase, pelo que ficará: "Não está obrigada de nada.", livrando-nos assim desta forma da nossa obrigação.
Acabado o exemplo vemos que OBRIGADO não será a melhor expressão a usar, ou aquela que melhor traduz o nosso espirito. Quando usamos o OBRIGADO é porque estamos gratos e não porque nos sentimos forçados, logo a palavra mais adequada ao nosso estado de espirito será AGRADECIDO, mostra a nossa gratidão, o nosso reconhecimento pelo favor recebido.
Mas sempre será melhor usar o obrigado mesmo que errado, do que não reconhecer algo que alguém tenha feito por nós... por isso se estiverem na dúvida agradeçam com OBRIGADO ou AGRADECIDO, mas agradeçam...
Agradecido; por me lerem o texto e
... pensem nisto...
0 Comentários:
Enviar um comentário
<< Home